logo%25252520oficina_edited_edited_edite
640px-Artista_FB.jpg

O  ARTISTA

Francisco Brennand é a definição do humanista moderno pernambucano. Pintor, desenhista, escultor, ceramista e escritor, alcançou reconhecimento extraordinário no Brasil e no exterior.

 

Com uma força de trabalho incansável, o artista produziu e reuniu mais de 3mil obras em desenho, pintura e cerâmica que povoam seu eterno work in progress, a Oficina Brennand.

 

Francisco faleceu em 19 de dezembro de 2019, produzindo até os últimos dias de sua vida. 

 

Deixou por escrito que queria ser cremado e que suas cinzas fossem  levadas em uma urna cerâmica de volta à sua cidadela, a Oficina Brennand,  para que nunca mais saísse de lá.

“NÃO INTERROMPAM ESTE SILÊNCIO,

NÃO INTERROMPAM ESTE SONHO”

Francisco Brennand 

image1-8.png
image25-49.jpeg
image21-43.png
image24-47.tif
image3-9.png
image78-146.jpeg
image22-44.jpeg
image37-71.jpeg

“Eu encontrei neste espaço uma velha idéia que sempre me preocupou que era de reunir, num só lugar, toda magnitude da arte antiga, que jamais separou a pintura da arquitetura nem da escultura. Eu vejo todo esse conjunto como um vasto cenário, que tomou proporções místicas pela imobilidade e quantidade de algumas peças..."

image6-11.png
image7-19.jpeg

"....O eixo da minha obra é a pintura, e eu sou ceramista porque sou pintor. Eu acredito que a maior parte da nova geração não sabe nem sequer que eu incursionei pela pintura e que eu sou originariamente, basicamente, um pintor. Na realidade eu criei tudo isso como um vasto cenário, como se eu fosse, mais uma vez, um pintor.” 

image5-17.jpeg
image70-133.jpeg