QUEM SOMOS

A Oficina Brennand é uma instituição cultural que visa preservar o legado do artista Francisco Brennand, ao passo em que atua como fomentadora e difusora de práticas artísticas e culturais contemporâneas. Patrimônio nacional e marco cultural do Recife, a Oficina tornou-se em 2019 um instituto sem fins lucrativos, a fim de ampliar o acesso e preservar seu caráter público. 

 

No coração da Mata da Várzea, no Recife, a Oficina Brennand salvaguarda um amplo conjunto de  obras de Francisco Brennand, distribuídas em espaços expositivos, jardins - alguns deles projetados por Roberto Burle Marx - e reserva técnica. A Oficina compreende também edificações fabris, ateliês e uma capela, de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, além de instalações de atendimento ao público, como café e loja. 


A criação do Instituto partiu do desejo do próprio Francisco Brennand, que doou as instalações da Oficina, um acervo de mais de 2500 obras, além da área que contempla uma reserva ambiental. Desde então, o Instituto vem realizando um amplo esforço de modernização, buscando capturar o pleno potencial das instalações e de seu acervo, assim como estabelecer um modelo de gestão sustentável para expandir seu alcance para a comunidade. Para isso, foi aprovada uma nova governança, com base nas melhores práticas de instituições internacionais privadas, assegurando a profissionalização da gestão e a transparência para seus apoiadores.

image30-59.jpeg
image13-12.png