Programa de Estudos


"Encontros com e contra o zumbi"
Com manuel arturo abreu
13 de Abril a 15 de Junho 2022

INSCRIÇÕES ABERTAS



A Oficina Brennand abre o seu Programa de Estudos ofertando o curso Encontros com e contra o zumbi, a ser ministrado por manuel arturo abreu, um artista não-disciplinar que vive e trabalha em terras não cedidas de povos Multnomah, Cowlitz, Clackamas, Chinook, Kalapuya, Confederado Grand Ronde e Confederado Siletz e outros Primeiros Povos do Noroeste do Pacífico.

Voltado a artistas, curadores, museólogos, pesquisadores das artes e ciências humanas, profissionais da área e outras pessoas com mais de 18 anos, o curso lança um olhar para as similitudes entre territórios que se construíram a partir das diásporas negras e indígenas no que foi constituído como continente americano.


Em uma perspectiva cultural, os 10 encontros virtuais pretendem travar discussões acerca de termos que historicamente categorizam as ações de povos originários. Traçando relações entre diferentes linguagens, abreu acentua a importância das cosmologias em uma contraposição a denominações referentes ao modernismo nestes territórios.


Com base no interesse em incentivar a pesquisa e o diálogo crítico sobre estética, história, filosofia e sociologia da arte, o Programa de Estudos vislumbra reunir uma constelação de profissionais empenhados na revisão das narrativas sobre as artes, seus desdobramentos e capilaridades, adentrando também em outros saberes.


.:mais detalhes:.

Programa de Estudos

13 de abril a 15 de junho, das 19h às 21h (toda quarta)

Curso online (via plataforma Zoom)

Idioma: em inglês com tradução simultânea para o português

Para pessoas acima de 18 anos

Custo: R$ 200 (profissionais) e R$ 100 (estudantes, com comprovação)


Inscrições abertas até 11 de abril

INCREVA-SE AQUI!


.:aprofundando.:

São 10 aulas, nas quais serão abordados os seguintes temas:

1) Zumbi Branco 2) A Revolução Haitiana

3) O proto-zumbi brasileiro na literatura

4) Canibal, Caliban, Caribe

5) Reapropriações caribenhas e latino-americanas do zumbi após George Romero

6) Antropofagia,Canibalismo Literário, Espiralismo: uma Ética da Reescrita

7) Debajo del agua: o trabalho de vigília de Enerolisa Núñez 8) BuKongo: introdução à teologia bantu

9) BuKongo: introdução à teologia bantu

10) BuKongo: introdução à teologia bantu

.: abordagens:. (a) Revolução Haitiana (b) Vodu haitiano e a religião Kongo (c) A história e a contemporaneidade do tropo zumbi em relação à antinegritude. Ao fazer o trabalho para recuperar a natureza racial desse tropo, também aprendemos mais sobre a riqueza do envolvimento caribenho com os tropos canibais, Caliban e zumbis impostos, e como os caribenhos navegaram pelo assentamento colonial europeu. :. manuel arturo abreu (1991, Santo Domingo).: Trabalha com o que está à mão em um processo de pensamento mágico com atenção aos aspectos rituais da estética. Desde 2015, cofacilita a escola em casa, uma escola de arte pop-up gratuita no Noroeste do Pacífico, com um currículo de educação e entretenimento multimídia que não está em conformidade. Ele também compõe música de adoração como Tabor Dark. Formou-se em Linguística (Reed College/Portland), tem publicações no Rhizome, Art in America, CURA, dentre outros espaços.


Em sua trajetória de tantos projetos, destacamos: An Alternative History of Abstraction (Uma História Alternativa da Abstração), que rejeita o mito da abstração de origem europeia e o objeto de arte modernista “sem função” e autônomo, em favor de um pensamento mais antigo, embutido no pensamento negro e suas amplitudes.


Inscrições abertas até 08 de abril

INCREVA-SE AQUI!