O  ARTISTA

Francisco Brennand é a definição do humanista moderno pernambucano. Pintor, desenhista, escultor, ceramista e escritor, alcançou reconhecimento extraordinário no Brasil e no exterior.

 

Com uma força de trabalho incansável, o artista produziu e reuniu mais de 3mil obras em desenho, pintura e cerâmica que povoam seu eterno work in progress, a Oficina Brennand.

 

Francisco faleceu em 19 de dezembro de 2019, produzindo até os últimos dias de sua vida. 

 

Deixou por escrito que queria ser cremado e que suas cinzas fossem  levadas em uma urna cerâmica de volta à sua cidadela, a Oficina Brennand,  para que nunca mais saísse de lá.

“NÃO INTERROMPAM ESTE SILÊNCIO,

NÃO INTERROMPAM ESTE SONHO”

Francisco Brennand 

“Eu encontrei neste espaço uma velha idéia que sempre me preocupou que era de reunir, num só lugar, toda magnitude da arte antiga, que jamais separou a pintura da arquitetura nem da escultura. Eu vejo todo esse conjunto como um vasto cenário, que tomou proporções místicas pela imobilidade e quantidade de algumas peças..."

"....O eixo da minha obra é a pintura, e eu sou ceramista porque sou pintor. Eu acredito que a maior parte da nova geração não sabe nem sequer que eu incursionei pela pintura e que eu sou originariamente, basicamente, um pintor. Na realidade eu criei tudo isso como um vasto cenário, como se eu fosse, mais uma vez, um pintor.” 

© 2020 por Oficina Brennand