EM BREVE:

Plataforma Crítica - Oficina Brennand - Podcasts

Esta série de podcasts integra a Plataforma Crítica Oficina Brennand  - plataforma de conteúdo e pensamento crítico em torno da Oficina e da trajetória e produção artística de Francisco Brennand. Serão três encontros com artistas e curadores de diversas regiões do Brasil e da América Latina, conversando em torno dos eixos Natureza, Cosmologias e Território. As conversas acontecem de forma livre sobre a prática dos artistas convidados e seus interesses de pesquisa. Nem todos os colaboradores já se conheciam e nesse exercício ensaiamos novas relações de troca entre agentes da cultura de maneira íntima e acolhedora.  

 

Este projeto foi articulado durante o contexto da pandemia de Covid-19, por isso todas as pessoas convidadas falam de suas casas sem os equipamentos ideais para captação sonora. 

 

A série de podcasts é apresentada pelo Ministério do Turismo e pela Oficina Brennand e tem o patrocínio do Grupo Cornélio Brennand e do Instituto Cultural Vale. É parte do projeto “Seminário - O artista e sua obra - o futuro do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand”.

PODCAST - TERRITÓRIO

 

Neste episódio, o artista Carlos Mélo conversa com a curadora Ana Maria Maia em interlocução com a nossa diretora artística Júlia Rebouças. Nesta conversa relembram o contexto artístico recifense que atravessa a trajetória dos três e mergulham na prática de Carlos Mélo em torno da construção de vocabulários, as invenções de Nordeste e a formação da Bienal do Barro em Caruaru. 

Carlos Mélo (Riacho das Almas, PE) - Artista, busca convergir o corpo em situações de interação com o ambiente  de forma relacional, operando simultaneamente um resgate de aspectos da formação cultural brasileira.

Ana Maria Maia (Recife, PE) - Pesquisadora, curadora e professora de arte contemporânea. Desde 2019, atua como curadora da Pinacoteca de São Paulo.

 

PODCAST - NATUREZA

 

Neste episódio, o artista Ernesto Neto conversa com a curadora Camila Marambio em interlocução com a curadora Catarina Duncan. Em seu primeiro encontro, os convidados conversam em portunhol, sobre as potências e desafios artísticos na América Latina, convocando as forças da natureza e evocando cantos sagrados. No decorrer da conversa Marambio se refere a linhagem de Aconcagua que inclui a artista chilena Cecilia Vicuña.

Ernesto Neto (Rio de Janeiro, RJ) - Artista, suas obras ativam múltiplos sentidos, convidando-nos a entrar em estados meditativos e a reconectar com o sagrado.

Camila Marambio (Tierra del Fuego, Chile) - Camila é Curadora de Ensayos - Tierra del Fuego, investigadora ecológica, bailarina amadora e escritora epistolar.

  Para  ficar por dentro de nossa programação, cadastre seu e-mail.